sábado, 23 de julho de 2011

Chapolin Colorado (Roberto Gomez Bolaños)



O herói oficial da América Latina. Também conhecido como Vermelhinho ou Polegar Vermelho.  O Nome Chapolin ( que também pode ser traduzido como polegar) na realidade se refere a um gafanhoto que no México também é usado para a alimentação...( sim... eles comem o gafanhoto...) daí as antenas di nosso querido herói! É um baixote magrelo, covarde, atrapalhado e mulherengo, que veste um uniforme vermelho e amarelo que lembra uma barata ou um besouro (asinhas e antenas). Em certos capítulos tem medo de um simples movimento.  Muitas vezes, o seu escudo, o coração amarelo com as iniciais CH em vermelho no meio, causa mais risos do que pânico nos inimigos.  Sem dúvidas, Chapolin é o grande super-herói dos episódios "Chapolin", também chegando a aparecer em dois capítulos no "Chaves" e sempre sendo mencionado pelo Chaves, Chiquinha, Seu Madruga e Kiko. Chapolim é um personagem atemporal e imortal, que aparece em diversas épocas: no velho Oeste, na Idade Média, no Renascimento... Ele surge de qualquer lugar sem o menor aviso, se materializando no ar ao chamado de 'Oh! E agora quem poderá me defender?', gritando 'EU!' O Polegar sabe falar todas as línguas do universo, desde o saturniano até o jupiteriano.

Entre suas armas está a poderosa Marreta Biônica, que ele maneja com rapidez e eficiência e que, como o martelo do Thor, volta às suas mãos assim que ele ordenar. Outro equipamento eficaz são suas Anteninhas de Vinil, que estão ligadas a todas as terminações nervosas do corpo de Chapolim, além de detectarem a aproximação de qualquer pessoa maléfica , e poderem captar qualquer freqüência de rádio do universo. Outro de seus mirabolantes equipamentos é a Corneta Paralisadora. Com um toque da sensacional Corneta, Chapolim paralisa qualquer pessoa ou objeto. Com dois toques, lá está ele desparalizando. A outra arma são as surpreendentes Pílulas de Nanicolina (ou de Polegarina), ou Pílulas Encolhedoras (ou ainda Pastilhas Encolhedoras). Elas permitem àquele que as tomar encolher a um tamanho de 20 cm, o que é uma tremenda facilidade para se meter em buracos ou passar por debaixo de portas. Seu efeito dura em torno de 15 minutos.

Chapolim não é um exemplo de inteligência ou de força ou sequer de coragem, mas tem um bom coração, e luta em defesa de qualquer um que precise de sua ajuda. Talvez por esta nobreza e por esta ingenuidade, Chapolim acabe sendo usado por alguns inimigos com um pouquinho mais de massa encefálica.

Aqui estão algumas de suas frases características: 'Não Contavam Com Minha Astúcia' - 'Sigam-me os Bons!' - 'Aproveitam-se de Minha Nobreza...- 'Suspeitei Desde o Princípio' - 'Silêncio! Silêncio! Minhas Anteninhas de Vinil Estão Detectando a Presença do Inimigo! Vou Fulminá-lo a Golpes da Minha Marreta Biônica...' - 'Sim, Eu vou... Sim, eu vou... Sim, eu vou...' - 'Palma, Palma, Não Priemos Cânico'. - 'Meus movimentos são friamente calculados'.-'É que eu tenho vergonha...'

Nenhum comentário:

Postar um comentário