sábado, 23 de julho de 2011

O Chespirito



O Seu nome é Roberto Gomez Bolaños, um senhor que hoje tem 70 anos . Ele é a mente criativa por trás do sucesso do Chaves e do Chapolim. É ele o baixinho de 1,60m que interpreta ambos os protagonistas das duas séries. Mas ele é mais conhecido mesmo pelo apelido de Chespirito. Mas o que quer dizer Chespirito?
  O diretor de cinema mexicano Agustín P. Delgado foi quem deu este apelido ao pequeno Roberto.  Chespirito é uma forma carinhosa de dizer que ele é um pequeno Shakespeare, por causa do seu tamanho. (Shakespearito, que passado para o espanhol virou Chespirito). Se Bolaños foi comparado com o William Shakespeare, alguma coisa de bom o pintor de rodapé deve ter, né? E tem.
Chespirito chegou a concluir uma faculdade de Engenharia, mas graças a Deus nunca exerceu a profissão. Por que, graças a Deus? Ora, o cara é escritor, publicitário, ator de cinema, televisão e teatro, diretor, compositor e letrista de música popular e ainda tem tempo para ser pai de seis filhos! Haja Chespirito pra tanto moleque!
Foi na década de 50 que o baixinho começou a aparecer no cenário artístico mexicano, e daí ele não parou mais!  Era programa para o rádio, roteiro para cinema e programas para televisão, tudo ao mesmo tempo! Aliás, foi na TV que ele mais se destacou: entre 1960 e 1965, dois programas estavam pau a pau pela disputa dos dois primeiros lugares de audiência da televisão mexicana: 'Estudio de Pedro Vargas' e 'Cómicos y Canciones'. Os dois eram de autoria de Bolaños. Chespirito tava tão em alta que até o prestigiado comediante Mario Moreno, o Cantinflas, tinha aprovado uns roteiros para um programa que ele estrelaria, escrito por Bolaños. Mas deu um enorme rolo com o patrocinador e a idéia não vingou.
Chespirito ganhou um espaço só seu na emissora de TV TIM. Naquela meia hora, só seriam transmitidos programas de sua autoria. E foi aí que ele começou a arriscar alguns quadros como ator. Em 1970, depois do baita sucesso que os programas dele fizeram, o espaço aumentou para uma hora, e aí surgiu o programa chamado 'Chespirito': nele, tínhamos vários sketches, nos quais apareciam muitos tipos criados por ele. O cara já tava bem mais seguro como ator, e revelou uma veia cômica que nem ele sabia que tinha. E toda a galera que povoa o seriado do Chaves já tava com ele, fazendo uma série de personagens variados. Foi aí que surgiram dois personagens, que começaram a ganhar cada vez mais espaço dentro do programa: Chapulín Colorado (Chapolim) e El Chavo Del Ocho (Chaves). Os dois fizeram um sucesso tão grande que cada um acabou ganhando um programa só seu, com excelentes horários durante a semana. Foi a glória. Aumentou-se o tempo, criaram-se novos personagens e a equipe foi crescendo, crescendo, até se tornar o que conhecemos.
E o mercado internacional estava pronto para receber as obras de Chespirito de braços abertos! E lá foram Chaves e Chapolim se espalhando pelo mundo, tomando de assalto nossos lares e ocupando altos índices de audiência.
Com a morte de Ramón Váldes, que interpretava o Seu Madruga, e com o afastamento de Carlos Villagrán, que interpretava o Quico (dizem as más línguas que por querer um espaço maior para seu personagem), os elencos de Chaves e Chapolim perderam a força. Foi nesta época que se inventou uma viagem para o Quico e que Seu Madruga desapareceu misteriosamente, dando lugar à velhota Dona Neves, bisavó da Chiquinha. Nesta época também surgiu Jaiminho, o Carteiro, e Dona Florinda abriu seu restaurante. Mas não adiantou, e Chaves e Chapolim tiveram seu fim.
A mesma equipe ainda tentou realizar outro êxito, o seriado 'Chompiras' (exibido durante algum tempo no Brasil pela CNT, com o nome de 'Chespirito' ). Apesar de engraçado, o seriado não tinha o mesmo fôlego de seus antecessores, e não atingiu o sucesso deles. Aos poucos, a equipe foi se separando, até que cada um resolveu seguir seu próprio caminho. Edgar Vivár, que fazia o Seu Barriga e o Nhonho, escreve alguns programas para TV e tem um circo com seu nome, onde vez por outra faz apresentações como seus antigos personagens. María Antonieta de Las Nieves, que fazia a Chiquinha e também a Dona Neves, também tem um circo só seu onde incorpora suas antigas personagens. Carlos Villagrán também tem um circo onde mantém vivo o personagem do Quico. Aliás, este circo esteve aqui há algum tempo, e Quico esteve no Jô Soares e no Programa Livre. Se você tem boa memória, tentem sacar que o mesmo Quico tentou emplacar um seriado no qual ele era o protagonista, lembram? Até passou um tempinho aqui no Brasil, mas, pelo que deu pra perceber, também não convenceu. O Quico só é engraçado quando está junto do Chaves.
Já o nosso querido Chespirito continua escrevendo programas, filmes e peças de teatro, e é um artista bastante festejado e premiado. Ao seu lado, está a sempre amiga Florinda Menza, que interpretava a Dona Florinda, e que sempre está envolvida nos projetos de autoria de seu marido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário