sábado, 23 de julho de 2011

CURIOSIDADES

Saiba mais sobre Chespirito e suas séries : Chaves e Chapolin

-O Chapolin já chegou a passar em horário nobre! Em 1991, durante 4 meses, foram exibidos os episódios mais recentes do Chapolin (1978-80) já vistos no Brasil, às 21 horas. Nesse horário, mais tarde, seria exibida a novela Carrossel.

- Chaves estreou no SBT em 1984, no programa do Bozo, tendo apenas 13 episódios comprados (que provavelmente foram produzidos em 1973). Devido ao sucesso, novos episódios foram comprados em 1986, 1988 e 1991 (o último lote dava mais destaque ao Chapolin, em episódios de 1980 e 1981).

- A música tema de quando o prof. Girafales e a dona Florinda se encontram é o tema do filme "E o Vento Levou" em outro arranjo. É a única música reconhecível da trilha sonora desse programa.

-Há uma aluna da escola do Chaves que se chama Iara, que só disse 7 palavras e nunca mais apareceu de novo.

- Ruben Aguirre, o Professor Girafales, antes de ser ator em "Chaves", era um alto executivo da Televisa. Alto executivo mesmo, com 1,95 de altura.

- O Seu Madruga é "vagabundo", mas durante os episódios do Chaves já foi toureiro e lutador de boxe em flashback, sapateiro, carpinteiro, fotógrafo lambe-lambe, entregador de lenha, cabeleireiro, pedreiro, pintor de paredes e cenotécnico (montando um palco para uma festa).

- Nos episódios mais antigos, o chão da vila é o próprio chão do estúdio.

- Nas aulas de História, o pessoal da dublagem suava a camisa para fazer eles discutirem a história do Brasil. Mas em um dos últimos episódios que foram dublados no Brasil eles desistiram e falaram da história do México. E nem por isso o episódio ficou menos engraçado.

- Kiko vive chamando o seu Madruga de "gentalha", mas uma vez ele revidou, e disse: "Chiquinha, eu já te falei para não se misturar com mocorongos almofadinhas!"

- A rua que fica na frente da vila mudou três vezes: no começo era uma rua toda branca pela qual só passavam pedestres, depois passou a ter carros, muros mais baixos e uma curva, e em 1978 perdeu novamente a calçada. A única coisa que se manteve igual foi uma misteriosa oficina ("taller"), presente nas três versões.

- Os dois únicos episódios "datados" do Chaves são de 1979: um em que a Chiquinha recebe sua bisavó em casa, no qual ela faz referência a John Travolta (que estava em evidência com "Os Embalos de Sábado a Noite") e na carta que ela recebe dá para ler 1979. E no outro, um famoso ator de novelas chamado Hector Bonilla entra na vila porquê estourou o pneu do carro dele. Hector diz que o carro dele é um carro do ano. "79?", pergunta Chaves, e ele responde "Não, somente um!"
Fora isso, todos os outros episódios são quase que totalmente atemporais e não tem como descobrir quando foram feitos a não ser via chutômetro ou comparando a qualidade da imagem com esses episódios. Além desses, há o longa metragem "Aventuras em Marte", que é comprovadamente de 1980.

- Além da Iara, há 6 alunos na classe do Chaves que nunca são chamados - e três até tem nome, Hygino, Elisabete e Verônica! Curiosamente, na Escolinha do Barulho da Record também há alguns que passam pelo mesmo problema.

-Roberto Goméz Bolaños (Chespirito) criou os programas Chapolim e Chaves em 1973 e suas reprises ainda fazem muito sucesso em vários países : Brasil, México, Peru, Colômbia e Venezuela.

-Todos os atores eram amigos de Roberto Bolaños e poucos já haviam atuado em teatros.  Sua esposa Florinda Meza foi uma das primeiras à aceitar o papel.

-A primeira emissora à transmitir os seriados Chaves e Chapolin foi a Televisa, líder de audiência do México.

-Chapolin Colorado foi resultado de uma brincadeira que Roberto Bolaños criou, uma sátira aos fortes super-heróis americanos.

-No começo das séries Chaves e Chapolin, Roberto Bolaños teve de economizar custos referentes ao cenário porque a Televisa não pagava.  Como não tinha dinheiro, fez as cenas com materiais baratos, como isopor e papelão.  E no final, isso deixava os seriados mais engraçados ainda.

-A equipe sofreu um acidente de avião e surgiram boatos de que tinham morridos, mas era mentira.

-A série foi desfalcada.  Três atores morreram : Ramón Valdez (Seu Madruga), Angelines Fernandez (Dona Clotilde) e Jaiminho - o carteiro.  Outro fator que caracterizou a decadência da série foi a saída de Carlos Villágran ( Quico ) para fazer carreira solo.  O elenco desfalcado tentou fazer outro seriado (Chompiras).  Mas não teve sucesso.  Esse seriado foi exibido pela CNT, entre 1996 e 1998.

-Com a morte do Seu Madruga, tentaram colocar a avó da Chiquinha interpretada por ela mesma, para substituí-lo.  Mas não deu certo, ninguém conseguiria substituir o Seu Madruga, pois só ele conseguiria fazer o seu papel, o seu jeito.  Depois disso, a série foi aos poucos perdendo o ritmo.

-Os atores da série Chaves também trabalhavam na série Chapolin, e faziam papéis mais engraçados.  A graça desses programas também era os recursos usados com papelão, isopor e os efeitos especiais.

-Roberto Bolaños exerce outras profissões : ele é escritor, ator de cinema, de televisão, de teatro, diretor e escritor.Concluiu uma faculdade de engenharia, mas nunca exerceu a profissão.

-No começo o elenco das séries era pequeno. Mas com o decorrer dos anos surgiram mais personagens até chegar no que conhecemos.

-Chaves passa há 16 anos no SBT e consegue a grande média de 11 pontos, conseguindo marcas de até 16 pontos no Ibope.  O SBT comprou um pacote com programas inéditos que serão exibidos em breve (ainda não se sabe quando), que vem com o nome de clube do chaves.

-Roberto Bolaños vive na Cidade do México, com Florinda Meza, ex-mulher de Carlos Villágran (Quico).O interessante era que os três faziam parte de um triângulo amoroso.

-Roberto Bolaños teve a inspiração para criar o personagem Chaves pelas várias favelas na América Latina, onde as diferenças sociais são enormes.  O personagem faz sucesso em qualquer lugar do mundo onde haja fome.

-Nos programas de Roberto Bolaños as meninas sempre são mais inteligentes.  No Chaves, era a Chiquinha que bolava seus planos usando sua esperteza contra o Chaves e o Quico.

-Atualmente Bolaños faz peças teatrais com sua esposa.  Quico faz shows de comédia.  Sr.Barriga trabalha num circo.  Godines é diretor de teatro e TV e Chiquinha trabalha num circo, onde ainda interpreta a "chiquinha".

Nenhum comentário:

Postar um comentário